O Fotográfo de Mauthausen

Facebook Twitter Instagram

Neste carnaval assistir dois filmes sobre o holocausto e o novo filme da Netflix O Fotografo de Mauthausen foi um deles, então sente-se, relaxe e prepare-se.

Mauthausen foi um complexo de campos de concentração na segunda guerra mundial, localizado na Áustria. A diferença desses campos de concentração para os outros era que os alemães pegavam prisioneiro com vários tipos de habilidades para faze-los “ajudarem” na guerra, como trabalhar em pedreira, fabricar armas, munições, peças de aviões e minas, mas somente isso o diferenciava, pois, as formas de tortura eram as mesmas. Mauthausen foi o primeiro campo a ser criado pelos nazistas e o último a ser salvo pelos Aliados.

Mauthausen

Em 1945 quando os Aliados liberaram os prisioneiros do complexo Mauthausen existiam 85 mil prisioneiros que foram sobreviventes de mais de 200 mil pessoas presas nesse complexo.

O filme conta a história de Francesc Boix. Boix foi um militante e comunista espanhol, atuou na guerra civil espanhola como fotografo para um jornal da época e foi preso em Mauthausen, por causa de suas habilidades com a câmera virou o fotografo do campo.

Francesc Boix

Em 1945 Boix escondeu negativos para posteriormente publica-los, essas fotos tiradas por ele e um nazista na época foram usadas no Julgamento de Nuremberg, no qual ele foi testemunha ao lado dos franceses, esses negativos foram fundamentais para a sentença dos nazistas julgados. Ele também testemunhou no julgamento americano realizado em Dashau, onde 61 pessoas foram acusadas dos crimes em Mauthausen.

Boix no Julgamento de Nuremberg

Boix morreu aos 30 anos provavelmente de uma doença renal decorrida do período que ficou em Mauthausen. Primeiramente seu corpo foi enterrado na França no cemitério de Thiais, mas em 16 de junho de 2017 seus restos mortais foram exumados e levados para o cemitério de Père Lachaise aonde foi enterrado com honras, o evento contou com a presença do prefeito de Paris, Anne Hidalgo.

Em seu tumulo está escrito:

“Deportado em 1941, com a idade de vinte anos no campo de Mauthausen, encorajado por uma grande coragem, ele roubou os documentos fotográficos esmagadores da SS para os nazistas.”

Por hoje é só,

Até a próxima

Xoxo

Danielly Alves

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *