Resenha Sob a Capa Vermelha

Facebook Twitter Instagram

Finalizei o livro Sob a Capa Vermelha da brasileira Mariana Vitoria e agora vou falar as minhas opiniões sobre ele, então sente-se, relaxe e prepare-se.

Bom… o que dizer desse livro…

Não posso dizer que gostei, mas também não posso dizer que não gostei. Complicado? Eu explico.

Vou começar pelo resumo do livro.

Sob a Capa Vermelha é uma versão sombria da história da Chapeuzinho Vermelho. A personagem principal se chama Norina e ela é de uma espécie diferente de pessoas, uma espécie conhecida como Indomados, que também são chamados de homens-lobo. No livro é explicado melhor o porquê de eles serem chamados assim. E onde quer que eles vão, são considerados a “escória” do mundo. Então é por isso que ela precisa ficar o tempo todo escondida. Norina viveu isolada do mundo por 15 anos, até que um dia ela acorda e sua mãe não está em casa e assim a história começa…

No decorrer vamos identificando as representações da história da Chapeuzinho Vermelho. Além da capa vermelha, é claro! Tem o lobo, e umas das frases icônicas lá pro final do livro.  Só pra lembrar que se trata de uma distopia, porque no decorrer do livro, eu pelo menos, esqueci completamente que era uma história baseada na Chapeuzinho Vermelho.

Agora um pouco sobre a personagem. Norina é uma menina de 15 anos que viveu a vida inteira escondida em sua casa sem que ninguém soubesse de sua existência. Ela vive com sua mãe, que a protege desde pequena. Ela é uma menina inocente, que tem medo de todos, e também é uma menina que tem a autoestima muito baixa, isso porque passou a vida ouvindo que era um ser indesejado e a espécie dela deveria morrer… e no decorrer da história ela reproduz essas falas.

Confesso que tive dificuldade em aceitar a forma como a Norina reproduzia as falas preconceituosas que ela escutava. Eu ficava pensando o quão fraca ela era, desejava que ela fosse mais forte e manda-se todos à merda. Mas logo depois me vinha na cabeça que a culpa não era dela. Ela sempre escutou isso, nada mais natural do que reproduzir, afinal nunca existiu ninguém para lhe dizer o contrário. Sim, existia um conflito em mim enquanto lia o livro.

Os acontecimentos na história são bem rápidos, pois se trata de um volume único, então não teve o aprofundamento que deveria. Talvez se a autora tivesse se preocupado em nos dar mais detalhes dos personagens, o livro ficaria melhor. Quem sabe se transformaria em uma série.  Eu iria gostar de saber mais! Não sei o que dizer do desenvolvimento da personagem, não sei se no decorrer ela amadureceu porque a autora também não desenvolveu a personalidade dela de uma forma mais profunda.

O livro conseguiu me prender apesar de tudo. No final fiquei um pouco decepcionada pela falta de profundidade de alguns personagens, mas a história é muito boa. Finalizei o livro com aquele gostinho de quero mais.

Sobre o livro, ele tem 264 páginas, capa tipo brochura e o mais importante, é nacional!

Para ele eu dou 3 caveirinhas, por causas do que eu disse anteriormente. É uma história que daria fácil uma série. Tem personagens muito carismáticos e muita história pra contar.

Por hoje é só,

Até a próxima

xoxo

Danielly Alves

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *