Falsa Acusação – Uma História Verdadeira

Facebook Twitter Instagram

Atenção! Esse livro contém gatilhos para pessoas que sofreram abuso sexual.

Falsa Acusação é um livro jornalístico que tem o tema principal abusos sexuais, é um livro incrivelmente pesado e difícil de terminar de ler então sente-se, relaxe e prepare-se.

Falsa Acusação foi escrito por dois jornalistas que como disseram “se encontraram por acaso”. O livro trata de um tema que nos deixa angustiado e com dificuldades de respirar, eu ainda estou absorvendo o que acebei de terminar de ler.

O livro gira em torno de uma vítima de estupro, já no primeiro capitulo é mencionado que essa vítima tinha mentido em seu depoimento e acusada de mentir para a polícia. Como se trata de uma história verdadeira os jornalistas tomaram os devidos cuidados para não exporem os nomes das vítimas descritas no livro.

Me impressionou muito como os jornalistas T. Christian Miller e Ken Armstrong abordaram o tema, a forma que eles procuraram dados e mais dados desde vítimas de estupro que foram taxadas como mentirosas até a quantidade de mulheres que existem na polícia. Infelizmente esses índices não são brasileiros a história se trata dos americanos. Eles abordaram também como juízes, advogados e estupradores trataram esse tipo de caso ao longo dos anos.

Essa parte em que eles estavam falando de como crimes eram tratados antigamente… sinceramente tive que fecha o livro e respirar bem fundo, porque não foi uma coisa fácil de se ler e que por incrível que pareça ainda acontece muito nesses tipos de coisa hoje em dia.

A investigação feita pelas duas policiais mulheres foi impecável, elas trataram todas as vítimas da forma que deveriam ser tratadas, mas infelizmente não foi o que aconteceu com a vítima que foi acusada de mentir. Com ela as coisas foram bem ruins, o descaso dos policiais que estavam cuidando do caso dela foi uma completa falta de preparo deles.

E a falta de preparo dos policiais foi o principal tema abordado no livro e o descaso com casos que poderiam ser investigados e não foram. Esse foi o primeiro livro jornalístico que li e adorei. As várias emoções que senti, de raiva ao choro, sim eu chorei no final kkkkk… esse livro me fez entender como é difícil fazer esse tipo de denúncia e como vítimas desse tipo de crime são tratadas por pessoas na qual deveriam confiar, por isso ele merece o coração preto.

Espero que tenham gostado,

Até a próxima,

Xoxo

Danielly Alves

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *