O Conto da Aia

Facebook Twitter Instagram

Terminei de ler o livro O Conto da Aia e a primeira coisa que digo para vocês é sente-se,
prepare-se e relaxe.

O Conto da Aia se trata de uma temática pesada e difícil de engolir.  A história conta sobre uma república que foi criada em cima de pretextos religiosos, fazendo das mulheres meros objetos para reprodução.

A história é contada por uma Aia, seu nome verdadeiro não é mencionado. Ela conta sobre como as coisas são nessa nova república e como eram antes do golpe. A personagem fica intercalando muito entre o passado e o presente, ela não dá uma explicação da linha cronológica quando conta os acontecimentos do passado, então muita coisa fica na dedução.

As Aias são mulheres que ainda são férteis, então são usadas exclusivamente para reprodução, não são dignas de nada além disso. A personagem não detalha muito sobre si mesma ou sobre a família, ela foca mais no que está sentindo e passando no presente.

Essa história trás revolta para todas as mulheres em muitos sentidos. Sem liberdade de expressão, sem direitos, sem liberdade no geral, dependem dos homens e todas são donas de casa sem direito nenhum a trabalhar ou fazer o que gostam, mostra como a vida da mulher era no século 18 dentro do século 20, época em que a primeira edição foi lançada. Tinha partes que ficava totalmente indignada, não podia acreditar no que estava lendo.

Esse livro me lembrou muito Vox, mas com o final muito melhor, nada de clichê e também misterioso. Amei o final do livro, aconteceu um plot twist que não imaginava que fosse acontecer.

Foi feito uma série baseado no O Conto da Aia que se chama The Handmaid’s Tale, vou fazer um post a parte quando terminar de assistir.

Esse livro merece o coração negro, por ter me feito sentir várias coisas ao mesmo tempo.

Por hoje é só,

Até a próxima,

xoxo

Danielly Alves

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *