Um Litro de Lágrimas

Facebook Twitter Instagram

Ataxia ou Degeneração Espinocerebelar é uma doença que destrói o sistema nervoso,ou seja, os nervos que passam a mensagem do cérebro para a medula espinhal para de funcionar, prejudicando os movimentos. A doença também pode vir a atacar outros sistemas, como o cardiovascular, o endócrino, o visual, o sensorial, e a fala.

Os sintomas dessa doença começam em diferentes idades, e o primeiro sintoma pode ser percebido ao andar, o portador da doença começa a cambalear. Com a progressão da doença os movimentos começam a ficar mais difíceis até que chega um momento em que não consegue mais se locomover sem ajuda. Quando se chega no momento crítico a pessoa não consegue mais sair da cama. Além da dificuldade de locomoção, o portador dessa doença começa a ter perda de reflexo, dificuldade na fala, deformidade óssea na coluna e nos pés, enfraquecimento cardiovascular e pode também adquirir diabetes. Memória, raciocínio, cognição, no entanto, permanecem preservadas.

A Degeneração Espinocerebelar não tem cura, a única coisa que é possível fazer é melhorar a qualidade de vida.

Imagine que é um adolescente, em plena juventude, quando aos poucos começa a perder os movimentos, começa a cair “de maduro”, não consegue mais correr sem que isso seja um risco para sua vida, não consegue mais comer sem que isso também seja um risco, pois se não estiver prestando atenção em todos os movimentos que sua boca faz é bem capaz de engasgar com a comida. Que tudo que for fazer, como ir ao banheiro sozinho, será impossível. E vai percebendo que no decorrer da sua vida vai chegar o momento que não poderá mais passear sem uma cadeira de rodas e mais para frente não sairá mais da cama, pois não tem mais o movimento das mão para usar a cadeira. Imaginou? Se sentiu frustrado? Pois sua consciência continua intacta, você quer usar seu corpo como antes, mas é impossível. Você vira um prisioneiro no seu próprio corpo.

Pois é, tudo isso que mencionei anteriormente aconteceu e foi descrito por uma menina que tinha 15 anos na época que foi diagnosticada com essa doença cruel.

Aya Kito era uma adolescente como outra qualquer. Aos 15 anos de idade começou a sentir seu corpo estranho, estava com o andar cambaleante e falta de equilíbrio, que a fazia cair com muita facilidade. Seu reflexo também estava comprometido.
Após ir ao hospital, ela descobre que está com uma doença incurável, então decide começar a escrever diários relatando sua doença e como se sentia com ela. Aya chora o livro inteiro, o que justifica o nome do livro, e nós choramos com ela. Isso não é uma crítica, quem não choraria com uma doença tão cruel quanto essa?

No miolo do livro encontramos a parte escrita pela Aya, a médica e mãe da Aya. Que caracteriza no final 2 epílogos e um posfácio.

A parte mais emocionante é justamente o final.
Essa é uma história emocionante que faz chorar do começo ao fim.
A minha nota para esse livro são 5 caveirinhas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *