Jane Austen

Facebook Twitter Instagram

A história de Jane Austen é bem longa, então vou dar uma resumida.

Jane Austen nasceu em 1775 em Steventon, Reino Unido, ela era  a sétima filha de oito irmãos, sendo ela e sua irmã Cassandra as únicas mulheres. Seu pai George Austen era um reverendo, seu pai era uma espécie de tutor e para complementar sua renda ele dava aulas particulares em sua casa.

O reverendo Austen tinha uma ampla biblioteca e segundo Jane conta, ela e sua família eram “ávidos leitores de romances, e não se envergonhavam disso”.

Entre 1795 e 1799 Jane começou a redigir seus romances mais famosos Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e a Abadia de Northanger. Em 1797 seu pais quis publicar Orgulho e Preconceito, mas o editor recusou.

Jane teve um breve romance juvenil aos 20 anos com Thomas Lefroy, porém Thomas não poderia se casar por motivos econômicos. Jane namorou com um homem em 1800, nessa época seu pai quis mudar-se para uma cidade chamada Bath, sua família ia muito para a costa todos os verões e foi em uma dessas viagens que os dois se conheceram, mas quando partiu decidiram ver-se novamente, porém o homem morreu. Jane não conta esse relato em suas cartas, mas alguns consideram que esse romance deu inspiração para o livro Persuasão.

Sua irmã Cassandra teve um noivo Thomas Fowle, ele não era rico e não tinha condições financeiras para se casar então Thomas foi para o Caribe como militar, mas lá morreu de febre amarela. Cassandra e Jane Austen nunca se casaram.

Em 1805 seu pai morreu deixando as esposas e as filhas em situação economicamente precária e elas passaram a depender de seus irmãos e da pequena quantia que Cassandra herdara de seu prometido.

Jane Austen morreu em 18 de julho de 1817, com 41 anos, na época não constataram o motivo de sua morte, mas hoje considera-se que foi Doença de Addison. Jane esta enterrada na Catedral de Winchester.

Suas últimas palavras foram “Não quero nada mais que a morte”. Jane fez um testamento deixando todos os seus bens para a irmã Cassandra. Quando Jane morreu em seu tumulo não estava escrito sobre o fato dela ser escritora. Só em 1872, depois que James Edward Austen-Leigh publicou suas Memórias, uma placa foi colocada atestando suas condições:  “She opened her mouth with wisdom and in her tongue is the law of kindness” (“Ela abriu sua boca com sabedoria e em sua língua reside a lei da bondade”).

Essa é um pouco da história de Jane Austen,

Até a próxima,

xoxo

Danielly Alves.

PS: Existe um filme contando o romance entre Jane e Thomas Lefroy, se chama Amor e Inocência, com Anne Hathaway e James McAvoy.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *