O Menino Que Via Demônios

Facebook Twitter Instagram

 

Sinopse

Alex Broccoli tem 10 anos de idade, gosta de escrever piadas em seu diário e uma de suas diversões é se equilibrar sobre as duas pernas traseiras de uma cadeira. A família de Alex se resume ao cão Woof e à sua mãe, que depois de ter sido abandonada pelo parceiro, tornou-se melancólica e depressiva. Quando seu pai vai embora de vez, o único amigo de Alex passa a ser Ruen, um demônio de 9 mil anos de idade.

No livro O menino que via demônios, Carolyn Jess-Cooke, autora do bem-sucedido O diário do anjo da guarda, une a trajetória de Alex à da psiquiatra infantil Anya Molokova, para investigar a fronteira entre a realidade e a fantasia em que se encontram crianças atormentadas por lares instáveis e pelas marcas duradouras da violência na Irlanda do Norte. Sem esquecer, é claro, a abordagem espiritual e o toque sobrenatural presente em seu livro anterior.

Numa Belfast que ainda tenta se livrar do impacto causado pelos conflitos políticos das últimas décadas do século XX nas novas gerações, Anya se entrega à missão de descobrir como diminuir o sofrimento de jovens com distúrbios psicológicos graves. Quando a mãe de Alex tenta se suicidar pela segunda vez, Anya é escalada para acompanhar os passos do menino. A psiquiatra vê em Alex os mesmos traços de esquizofrenia infantil de sua filha, Poppy, que se suicidara aos 12 anos de idade.

Anya acredita que a maioria das crianças irlandesas que sofre algum tipo de psicopatologia são vítimas do desequilíbrio psicológico de seus pais, que cresceram sob a forte carga negativa da violência social que o país vivenciou nas décadas de 1970 e 1980. No caso de Alex, é a frágil relação de seus pais e os problemas da mãe, Cindy, que o preocupam a ponto de se manifestarem nele sérios distúrbios de comportamento.

Anya vê no garoto algo diferente e se deparará com seus próprios limites ao tentar convencê-lo de que o seu amigo demônio não existe. Enquanto busca explicar as atitudes do menino a partir de seus conhecimentos em psiquiatria, Anya se aproximará cada vez mais da temida dúvida: Será que Alex realmente consegue ver demônios?

Sinopse pega no Site: http://www.rocco.com.br/livro/?cod=2006

 

Resenha

Eu não sei muito bem o que dizer desse livro, só que ele me impressionou bastante.

O livro conta a história de duas pessoas, Alex, um garoto de 10 anos e Anya, uma psiquiatra infantil.

Alex é um menino cujo o pai “morreu”, e desde sua “morte” o garoto começa a ver demônios aos 5 anos de idade. Com 10 anos Alex presenciou a tentativa de suicídio de sua mãe, que foi internada em um hospital psiquiátrico, mas a total preocupação não era só na mãe de Alex e sim no próprio menino que presenciou essas tentativas da mãe várias vezes e é ai que aparece Anya.

Anya é uma psiquiatra infantil que estudou essa área por causa de sua filha que sofria de esquizofrenia e se suicidou aos 12 anos de idade – essa história é contada no livro, só posso dizer que a culpa não foi da menina – e é assim que ela e Alex se conhecem, por que ela vai se tornar a psiquiatra de Alex.

Eu adorei esse livro porque teve horas que eu pensei que o Alex era realmente doente, mas teve outras horas que eu achei que ele via demônios, então teve outras horas que eu pensei que a Anya fosse a doente por causa da morte da Poppy. A história foi muito bem construída, me deixou confusa e fazendo suposições o tempo inteiro.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *